segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Visita à Escola Estadual Flávio dos Santos

Escola Estadual Flávio dos Santos
Disciplina: Educação Física
Professores: Camila, Douglas, Fabiana, Gabriel, Jaqueline, Janequeli, Rony
Serie: 9º ano
Tempo de aula: 50min.
Data: 26/10/2011

Habilidades a serem desenvolvidas:

Vivenciar jogos de diferentes formas derivados dos esportes coletivos, socializando-se um com os outros através do trabalho em equipe

Conteúdo:

-Eixo temático: Jogos e brincadeiras
-Tema: Jogos derivados dos esportes coletivos
-Tópico: Recreação e Jogos

Procedimento didático:

Iniciaremos a aula com a chamada em sala, logo em seguida levaremos a turma para quadra. Na quadra a turma será separada em duplas, onde toda a atividade será feita em dupla com as mãos dadas, após a separação, farei duas equipes. Duas duplas serão os goleiros. Após a separação de equipe, cada equipe terá que tentar fazer gols na equipe adversária sem soltar as mãos. Ao final de cada partida, trocarei as duplas.

Recursos:

Quadra e uma bola maior que a padrão de futebol.

Avaliação:

Ao final da aula organizaremos a turma em uma roda e faremos um debate, onde abordaremos as dificuldades e facilidades da atividade e discutiremos sobre possíveis mudanças através de sugestões dos alunos para que a atividade se torne mais divertida.

   

 

domingo, 30 de outubro de 2011

Vivendo a adolescência

ADOLESCÊNCIA
O que é adolescência? 




Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é um período da vida, que começa aos 10 e vai até os 19 anos, e segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente começa aos 12 e vai até os 18 anos, onde acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. Adolescência, uma etapa maravilhosa da vida, que muitos insistem em chamar de “aborrescência”. O começo de um despertar para um mundo novo, onde posso ser ator/atriz principal de minha vida, e por conseqüência adquirir a capacidade de poder mudar meu país. Ainda bem que eu encontrei meu espaço, ou melhor, lutei por ele, espaço esse em que posso participar. Geralmente nunca nos deixam participar e com isso aquela vontade natural de mudar o mundo é esquecida, ou melhor, dá lugar a um conformismo ou será inconformismo? E aí aquela ânsia de transformar muitas vezes é trocada pela única forma que encontramos de deixar a nossa marca (depredando orelhões, pichando, etc...) no mundo. Não podemos decidir sobre nossa vida, mas a vida acaba decidindo pela gente: Quando será a primeira vez? Já rolô! Usar camisinha? Não sei! Ih, não tenho agora! Conversar ou não com os pais? Ah eles não me entendem e nem vão me escutar mesmo. Participando a gente pode mudar isso, acredito em mim e em todos os adolescentes que tem essa vontade de mudar e criar um mundo melhor, com a nossa cara..


Quantos somos?


No mundo todo, hoje se estima que haja 1 bilhão de pessoas vivendo a adolescência, ou seja, quase 20% da população mundial. No Brasil, somos cerca de 34 milhões de adolescentes*, 21,84% da população total do país. 


Como somos no Brasil?


- 76,5% desses analfabetos/as se encontram no nordeste.
Descrição: http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/imagens/bullet_vermelho.gif
 1,1 milhão de analfabetos/as.
- 2,7 milhões de 07 a14 anos estão fora da escola (10% da faixa etária).
- 4,6 milhões de 10 a 17 anos estudam e trabalham.
- 2,7 milhões de 10 a 17 anos só trabalham.
- Desses dois grupos, 3,5 milhões trabalham mais de 40 horas semanais.



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Visita técnica ao Centro Cultural Esportivo Betânia.

               INTRODUÇÃO

CEB é uma obra da Comunidade Missionária de Villaregia, que busca ofereçer cultura de qualidade e formação humana a população da região oeste e dos demais bairros da grande BH. Desenvolve atividades de formação, informação e educação para o desenvolvimento e para uma visão global, com o objetivo de promover uma nova postura cultural em relação às problemáticas do desenvolvimento e das relações entre os povos.

                 OBJETIVOS

    Oferecer as crianças, aos adolecentes,aos jovens e aos idosos, um espaço para se integrarem e participarem de nossos cursos na área artística e educacional.

               COMO PARTICIPAR

     As inscrições para todas as atividades devem ser feitas na secretaria do Centro Cultural a partir de 1° de agosto.Para acesso aos cursos e atividades culturais,informe-se na secretaria de 2ª a 6ª , de 13 as 22h30.

           LOCALIZAÇÃO

    Rua Úrsula Paulino,1351-Betânia-BH
    [em frente a Caixa Economica Federal]
    Fone: 31-3383.3014 centrocultural.comi@yahoo.com.br







                                            Camila,Douglas,Fabiana,Jaqueline,Roni,Janiquele.

 
Camila,Douglas,Fabiana,Jaqueline,Gabriel,Janiquele.
Para maiores informações visite o site :  http://www.cmv.it/